sábado, 11 de dezembro de 2010

Desabafos..........

Olá meninas ..........
A minha árvore de Natal cheira a Alfazema.........passei o dia a fazer saquinhos de cheiro, para pendurar na árvore de Natal.....amanhã mostro.......ficou linda e dá um cheirinho maravilhoso......agora um desabafo.............

"TUDO O QUE CRIAMOS ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS", e ultimamente sinto as mãos dormentes com demasiada facilidade, o que me complica com o sono, pois não arranjo posição para dormir............e encontrei isto..............


Técnica de Relaxamento Progressivo
- Assuma uma posição bem confortável, procurando respirar usando só a musculatura abdominal. Feche seus olhos gentilmente.
- Começando o exercício feche sua mão esquerda como se fosse dar um soco, aperte o máximo possível, procure ficar atento para a sensação de tensão procurando memorizá-la. Agora relaxe, deixe a mão confortavelmente apoiada na superfície em que está. Respire calmo(a) e tranqüilo(a), procurando perceber a diferença entre as duas sensações, a da contração e a do relaxamento. Repita este movimento.
- Agora, dobre o pulso esquerdo para cima, elevando a palma da mão, sem movimentar o braço, sinta a contração e procure memorizar esta sensação. Relaxe, deixe a mão apoiada na superfície em que está, procurando comparar e discernir a diferença entre as duas sensações. Respire calmo(a) e tranqüilo(a), use somente a musculatura abdominal. Repita.
- Dobre o pulso para baixo tentando alcançar com os dedos o braço. Contraia o máximo possível. Sinta a contração e em seguida relaxe comparando as duas sensações. Respire tranqüilamente. Repita.
- Dobre o cotovelo, sinta a contração nesta musculatura, memorize-a. Agora, relaxe, acomode o braço confortavelmente, procure senti-la como se não conseguisse movimentar. Respire calmamente, use somente a musculatura abdominal. Repita.
- Repita os mesmos movimentos com o braço direito.
- Agora, concentre sua atenção na sua perna esquerda. Estique o seu pé o máximo possível, levando a ponta do pé o mais distante do seu corpo. Sinta a contração, memorize esta sensação. Agora, solte, relaxe. Compare as duas sensações. Respire tranqüilamente, use apenas a musculatura abdominal. Repita.
- Dobre o pé, trazendo a ponta do pé em direção ao seu corpo. Contraia mais e mais, sinta a contração. Relaxe, compare essas sensações, procure memorizar a diferença entre elas. Respire calma e tranqüilamente. Repita.
- Eleve um pouco a coxa, a perna e o pé. Contraia essa musculatura para a manter elevada, preste atenção na contração. Agora, relaxe, apóie a coxa, a perna e o pé confortavelmente na superfície. Sinta toda a sua musculatura mais e mais relaxada, dando a impressão de não poder mover. Respire pausadamente. Use somente a musculatura abdominal, Repita.
- Repita os mesmos movimentos para a perna direita.
- Agora, contraia ambos os ombros, elevando-os como se fosse encostá-los na ponta das orelhas. Contraia, mais e mais. Relaxe, deixe os ombros apoiados de maneira confortável, sinta a diferença entre a sensação da contração e a do relaxamento. Respire tranqüilamente. Repita.
- Eleve a cabeça como se fosse alcançar com o queixo o peito. Sinta a contração, procure memorizar esta sensação. Agora, solte, relaxe, deixe a cabeça apoiada de forma bem confortável. Compare as duas sensações tentando memorizar a diferença entre elas. Respire pausadamente. Repita.
- Franza a testa e os olhos. Aperte, preste atenção nesta sensação. Agora, solte, relaxe sinta o rosto pesado, os olhos fechados gentilmente.
- Memorize as duas sensações. Respire somente com a musculatura abdominal. Repita.
- Aperte os dentes, os de baixo de encontro com os de cima. Sinta a tensão, e agora compare com a do relaxamento, soltando o seu rosto mais e mais. Respire calmamente. Repita.
- Nos próximos minutos, mantenha o seu corpo todo relaxado, confortavelmente apoiado na superfície em que está, respirando tranqüilamente, use apenas a musculatura abdominal, deixando o ar entrar e sair gentilmente. Finalizando o exercício, espreguice e abra os seus olhos.


vou experimentar................

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ERVAS..............................

Olá meninas

Olhem o que encontrei................afinal sempre podemos "curar" as nossas vidas..........

Alecrim (Rosmarinus officinalis) Planeta: Sol Elemento: Fogo
Usado em encantamentos de proteção, para ajudar nos estudos. Lavar as mãos com uma infusão de alecrim substitui um banho de purificação. Beba um chá de alecrim antes de fazer um exame ou uma entrevista para ter a mente alerta. O chá de alecrim é ótimo para trazer o ânimo de volta. Está ligado a fidelidade, amor, lembranças felizes. O cheiro de alecrim mantém a pessoa alegre, é um símbolo de amizade.

Açafrão (Crocus sativus) Planeta: Sol Elemento: Fogo
Usado em rituais de prosperidade e cura.

Alho (Allium sativum L.) Planeta: Marte Elemento: Fogo
Erva extremamente protetora. Pode ser pendurado em casa para proteger. Também utilizado para fazer exorcismos. Os antigos gregos colocavam o bulbo do alho em um monte de pedras em um cruzamento como uma oferenda à Hécate.

Amendôas (Prunus amygdalus [doce] Amygdalus communis - amarga)
Antigamente as amêndoas eram conhecidas por prevenir a intoxicação, no tempo medieval as amêndoas eram adicionadas as refeições por esse mesmo propósito. Além disso, a amêndoa é consumida para dar inteligência.

Angélica (Angelica archanegelica) Planeta: Sol Elemento: Fogo
A raiz dessa erva guardada em um saquinho de tecido azul, funciona como um poderoso talismã protetor. A raiz também pode ser colocada em um saquinho de tecido branco ou azul, e pendurado na janela para proteger a casa e as pessoas que moram nela de todo o mal.

Anis (Pimpinela anisum) Planeta: Júpiter Elemento: Ar
Usado para proteção. Um travesseiro feito com anis, proporciona um sono tranqüilo e sem pesadelos. É considerado um ótimo protetor contra olho gordo.

Avelã (Corylus spp.) Planeta: Sol Elemento: Ar
A madeira é apropriada para fazer qualquer tipo de bastão.Um ótimo encantamento para lhe trazer sorte consiste em fazer uma cruz solar amarrando dois galhos juntos com um cordão vermelho ou dourado.

Bálsamo de Gilead (Populus candicans) Planeta: Saturno
O botão pode ser usado para curar um coração partido. Também é usado em feitiços de amor e proteção.

Basílico (Ocimum basilicum) Planeta: Marte Elemento: Fogo
Usado em rituais de riqueza e prosperidade. Pode ser carregada no bolso para atrair dinheiro. Há tempos atrás acreditava-se que a mulher acabaria com a infidelidade do marido salpicando basil no corpo dele.

Baunilha (Vanilla aromatica ou Vanilla planifolia) Planeta: Júpiter Elemento: Fogo
Usado para encantamentos de amor, e o óleo de baunilha tem função afrodisíaca.

Benjoim (Styrax benzoin) Planeta: Sol Topo Elemento: Ar
Usado como incenso para purificação.

Camomila (Anthemis noblis) Planeta: Sol Elemento: Água
Usado em encantamentos e em rituais de prosperidades. Estimula o sono. O chá acalma e tranqüiliza, pode ser muito útil quando você precisar fazer um ritual e estiver sentindo raiva ou agonia. Lavar o rosto e as mãos com camomila atrai amor.

Canela (Cinnamonum zeylanicum) Planeta: Sol Elemento: Fogo
Usado como incenso para cura, clarividência, vibrações espirituais. Conhecida como um poderoso afrodisíaco.Usado em feitiços de prosperidade. Muito usada também em feitiços de amor.

Carvalho (Quercus alba) Planeta: Sol Elemento: Fogo
Árvore sagrada em muitas culturas. Queimar folhas de carvalho purifica. A madeira é usada para fazer bastões de todos os tipos. O fruto de carvalho pode ser usado para fazer encantamentos de fertilidade, preservar a juventude, evitar doenças. O homem pode usar o fruto de carvalho para aumentar seu poder sexual.

Cebola (Allium cepa) Planeta: Marte Elemento: Fogo Topo Usado para proteger e curar.
Cipestre (Cupressus spp.) Planeta: Saturno Elemento: Terra A fumaça do cipestre pode ser usada para consagrar instrumentos mágicos.

Coentro (Coriandrum sativum) Planeta: Marte Elemento: Fogo Usado em feitiços de amor.

Cominho (Carum carvi) Planeta: Mercúrio Elemento: Ar Usado em encantamentos de amor para atrair a pessoa amada.

Cravo (Dianthus caryophyllus) Planeta: Sol Elemento: Fogo
Na época da inquisição as bruxas carregavam o cravo consigo para prevenir-se da captura ou enforcamento. Gera energia no ritual quando usado como incenso.

Cânfora Usada como perfume, óleo e bálsamo.

Chicória Usada como sache, talismã, amuleto e óleo. Fortifica as amizades e traz dinheiro.

Dill (Anethum graveolens) Planeta: Mercúrio Elemento: Fogo
Usado em feitiços de amor. Pendurado em quarto de crianças para protegê-las. Em tempos antigos o dill era usado para se proteger contra bruxarias. Colocam-se seus ramos pendurados atrás de portas e janelas para proteção da casa.

Dente-de-Leão Usado como sache e poção. Sonhar com esta erva traz má sorte.

Espinheiro (Crataegus oxyacantha) Planeta: Marte Elemento: Fogo
Usado em "saquinhos" de proteção. Na antiga Grécia e Roma, era associado a felicidade no casamento. Pode ser queimado como incenso quando você precisar de energia e dinamismo em sua vida, e quando precisar refletir sobre sua vida.

Eucalipto (Eucalyptus globulus) Planeta: Lua Elemento: Ar
Usado em rituais de cura, e em feitiços de todos os tipos. Pode ser utilizado para cura colocando as folhas em volta de uma vela azul e em seguida queimá-la. Também pode ser pendurada em volta do pescoço para curar resfriados e dores de garganta.

Ênula-Campana
Usam-se suas folhas secas como filtro amoroso. Faça-o na noite de São João, à meia-noite. Este filtro deve ser colocado em um saquinho de cetim verde. Leve-o junto ao coração e faça o pedido. Esfregue depois este filtro na pele do ser amado sem que este veja.

Erva-moura
O chá feito com suas folhas é um excelente remédio para os órgãos genitais femininos. Suas sementes são usadas com a mirta, como poderoso incenso contra miasmas astrais.
Espinheiro cervical (Coroa de Cristo) Colocada atrás das portas e janelas da casa é uma poderosa proteção.

Erva-doce
Usada com sache, óleo, incenso, perfume e culinária. Traz coragem e vida longa. O incenso, quando queimado perto de alguém que não gosta de nossa pessoa, faz com que esta se aborreça com seu aroma.

Freixo (Fraxinus excelsior) Planeta: Sol Elemento: Água
Usado para fazer vassouras, e bastões de cura. As folhas deixadas embaixo do travesseiro induz a sonhos psíquicos. A folha pode ser trazida no bolso pra atrair boa fortuna.

Gardênia (Gardenia spp.) Planeta: Lua Elemento: Água Use as flores para atrair amor.

Girassol (Helianthus annus) Planeta: Sol Topo Elemento: Fogo Traz bênçãos do Sol em qualquer jardim no qual ele cresce.

Gerânio Usado como óleo. Ajuda na concretização de desejos.

GengibreUsado como óleo, perfume, incenso e culinária. Poderoso filtro protetor.

Ginseng Elixir da longa vida. Usado como sache, óleo, incenso, bálsamo e chá.

Hera (Hedera spp) Planeta: Saturno Elemento: Água Guarda e protege a casa, de quem possui essa planta.

Hortelã (Mentha piperata) Planeta: Vênus Elemento: Ar
Usado em encantamentos de cura, tomar banho com hortelã também é ótimo para curar, e também pode ser usado como incenso.

Iris (Iris florentina ou Íris germânica) Planeta: Vênus Elemento:Água Usado em feitiços de amor, banhos e incensos. Planta consagrada a Osíris. Estimula a clarividência.

Jasmin (Jasminum officinale ou Jasminum odoratissimum) Planeta: Júpiter Elemento: Terra. Usado em feitiços de amor.

Junípero (Juniperus communis) Planeta: Sol Elemento: Fogo
O ramo de junípero é usado para evitar acidentes. O grão seco tem a propriedade de atrair amor.Essa planta protege a casa contra roubo.

Laranja (Citrus sinesis) Planeta: Sol Elemento: Água
A casca seca de laranja é usada em feitiços de amor e fertilidade, e como incenso solar. É um símbolo tradicionalmente chinês de sorte e prosperidade.

Lavanda (Lavendula vera ou Lavendula officinale) Planeta: Mercúrio Elemento: Ar
Usado em banhos ou como incenso para purificação. Jogar lavanda no fogo no solstício de verão é um tributo aos Deuses e também nos dá visão e inspiração. Usado também em banhos para curar, e para atrair homem. O perfume da Lavanda induz ao sono. Excelente para dar claridade e coerência em trabalhos mágicos e concentrar a visualização.

Louro (Lauris noblis) Planeta: Sol Elemento: Fogo
Na Antiga Grécia as folhas de louro eram usadas para fazer coroas para os vitoriosos no atletismo ou nos concursos de poesia. As folhas podem ser queimadas ou mastigadas para induzir visões. Usado como amuleto para evitar as negatividades. As folhas deixadas embaixo do travesseiro induz a sonhos proféticos. Pode ser usado em rituais de proteção e purificação. Manter um pé de louro em casa protege todos os que moram nela de doenças.

Mandrágora (Mandragora officinarum) Topo Planeta: Mercúrio Elemento: Terra
Uma erva muito poderosa para proteger o Lar. A raiz pode ser usada para curar a impotência masculina. Pra carregar a mandrágora com seu poder pessoal, deixe-a em sua cama durante três dias durante a lua cheia. Usada para dar coragem.

Manjerona (Origanum majorana) Planeta: Mercúrio Elemento: Ar. Usado em feitiços de amor. Coloque um pedaço dessa erva em todos os cômodos da casa para ter proteção.

Margarida (Bellis perennis)
As margaridas estão associadas as celebrações da primavera e do verão: decorar a casa na noite do verão, traz felicidade para o lar e atrai as fadas.

Maçã (Pyrus malus) Planeta:Vênus Elemento: Água
Muito usada em feitiços de amor há milhares de anos. O suco da maçã pode substituir o vinho, quando for realizar um feitiço ou algum ritual. A madeira da macieira pode ser usada para fazer bastões, e utilizá-lo para realizar feitiços de amor.

Mirra (Commiphoria myrrha) Planeta: Sol Elemento: Água Usado como incenso protetor e purificador. Também pode ser usado para consagrar instrumentos mágicos.

Murta (Myrica cerifera) Planeta:Vênus Elemento: Água
Sagrado para Vênus, é usado em feitiços de amor e de todos os tipos.Ter murta em casa atrai sorte. Use as folhas de murta para atrair o amor, e a madeira para preservar a juventude. Use a madeira para fazer encantamentos.

Noz (Juglans regia) Topo Planeta: Sol Elemento: Fogo Use a noz em encantamentos para promover a fertilidade e fortalecer o coração.

Noz-moscada (Myristica fragrans) Planeta: Júpiter Elemento: Ar
Usado para reforçar a clarividência e prevenir reumatismo. Sonhar com nóz-moscada significa mudanças na vida do sonhador.

Olíbano(Boswellia carterii) Planeta: Sol Elemento: Fogo Seu perfume é muito poderoso para ajudar em meditações. Use como incenso para proteger.

Oliva (Olea europaea) Sagrado para Atenas. É um símbolo de paz e prosperidade.

Patchouli (Pogostemon cablin ou Pogostemon patchouli) Planeta: Sol Topo Elemento: Terra Erva afrodisíaca, também atrai amor.

Pimenta (Capsicum spp.) Planeta: Marte Elemento: Fogo Usado em feitiços de proteção

Rosa (Rosa spp.) Planeta: Vênus Elemento: Água
Beba um chá de rosas parar ter sonhos adivinhatórios, ou para melhorar a beleza. Usados como incenso ou em encantamentos, para dormir, atrair amor e curar. Sonhar com rosas significa, sucesso no amor, fortuna.

Sabugueiro(Sambucus canadensis) Planeta: Vênus Elemento: Ar Os galhos podem ser usados para fazer varinhas mágicas.

Salgueiro (Salis alba) Planeta: Lua Elemento: Terra
Os bastões feitos com a madeira do salgueiro têm a propriedade de cura. O salgueiro traz bênçãos da Lua para aqueles que o tem em sua propriedade. O salgueiro pode ser usado para fazer a vassoura mágica.

Salsa (Carum petroselinum) Planeta: Mercúrio Elemento: Ar
Na antiga Grécia e Roma era um símbolo de morte, e era usada nas coroas de flores em túmulos. Era sagrado para Perséfone e usado em ritos funerários.

Sálvia (Salvia officinalis) Planeta: Júpiter Elemento: Terra Usado em encantamentos de cura e prosperidade. Promove a longevidade e saúde.

Samambaia Planeta: Saturno Elemento: Terra É uma planta extremamente poderosa para a proteção da casa.

Sândalo (Santalum album) Planeta: Lua Elemento: Ar Usado como incenso para purificar, curar e proteger.

Sangue de Dragão (Daemonorops draco ou Dracaena draco) Planeta: Marte Elemento: Fogo
Usado em feitiços de amor e proteção. Um pedaço colocado debaixo da cama ajuda a curar a impotência. Carregue um pedaço com você para sempre ter sorte. Pode ser dissolvido e usado no banho para uma poderosa purificação. O sangue de dragão também é usado para fazer tinta mágica.

Tília (Tilia europaea) Planeta: Júpiter Associado ao amor conjugal e a longevidade.

Tomilho (Thymus vulgaris) Planeta: Vênus Elemento: Ar
Usado como incenso purificador, banhos mágicos de limpeza. Pode ser inalado para refrescar e renovar energia. Use para se defender contra negatividade. Traz inspiração e coragem.

Trevo (Trifolium spp.) Planeta: Mercúrio
Associada a Deusa Tríplice. Usado em rituais de beleza e juventude. O trevo de quatro folhas, pode ser usado para ver fadas, curar doenças, e em feitiços de boa sorte. Sonhar com trevo significa fortuna principalmente para pessoas jovens.

Urtiga (Urtica dioica) Planeta: Marte Elemento: Fogo
Encha um pote com urtiga para mandar má vibrações e maldições de volta para quem te mandou. Usado em feitiços de proteção. Usado para dar coragem. Foi considerado como antídoto contra vários venenos.

Valeriana (Valeriana officinalis) Planeta: Mercúrio Elemento: Água
Esta erva é usada em feitiços de amor, e em banhos de purificação. Também pode ser usada como calmante.

Violeta (Viola tricolour) Planeta: Vênus Elemento:Ar
Misture com lavanda para um poderoso encantamento de amor. A compressa feita com violeta ajuda a curar a dor de cabeça. Sonhar com violetas significa mudanças para melhor. Violetas absorvem feitiços do mal. A fragrância acalma e limpa a mente.

Visco (Viscum album) Planeta: Sol Elemento: Ar
Usado com um amuleto protetor. O visco era muito estimado pelos druidas, que o usavam para se proteger do mal.

........................................................















quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

a minha árvore de Natal

Olá meninas..........

Passei o dia a fazer anjinhos e pombas da Paz para a minha árvore de natal..................e já está.........a brilhar na sala............
.....adoro a árvore de Natal...........

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Horóscopo Lunar Celta

Em todas as sociedades Celtas, os druidas desempenharam um papel primordial.
Aconselhando Reis, ensinando as ciências, dominando a medicina e a astronomia. É
também o sacerdote, o Juiz e a memória do povo. É representado de túnica branca,
de foice de ouro na mão, cortando o visco, mas não deixou nenhum texto escrito
para testemunhar a sua sabedoria e os seus conhecimentos.
Sem dúvidas, os druidas eram uma comunidade de sábios e deixam poucos
vestígios materiais de sua existência. E para reconstruir a história dos Druidas e
encontrar a sua mensagem, apenas dispomos, infelizmente, dos testemunhos de
autores ao serviço do império romano e de histórias compiladas pelos monges
Irlandeses, Bretões e Gauleses da Idade Média; documentos tantas vezes
suspeitos, mas inúmeros e vindos de horizontes diferentes, permitem verificações,
e por vezes, algumas das suas informações são confirmadas pelas descobertas
arqueológicas. Deste modo, os historiadores, os lingüistas, os arqueólogos,
reconstituem a pouco e pouco a sua herança perdida.
A sabedoria dos Druidas soube tornar os Celtas despreocupados, livres e alegres. O
seu destino pessoal numa batalha deixava-os indiferentes. Nada se perfilava no
horizonte da sua passagem pela Terra. Uma outra vida feliz, sem inferno nem
purgatório, os esperava no Outro Mundo.
Sabe-se pelos relatos dos Celtas insulares que este Outro Mundo, espécie de
universo paralelo, "o Sid", podia simbolicamente situar-se numa ilha do oceano, no
extremo ocidental; ali, onde desaparece o Sol ao anoitecer, estava a Ilha; ou ainda
ser imaginada no norte do mundo como a ilha de Avalon.
Todos os anos, em 1º de Novembro, a festa de Samhain, que marcava o início do
ano celta, o tempo e o espaço deixavam de existir e os dois Mundos comunicavamse.
As elevações neolíticas, as áreas cobertas, os túmulos, os dólmens, com
corredores, serviam de ponto de contato privilegiados com o mundo dos
desaparecidos: prova de que os Celtas e os Druidas não tinham a menor dúvida
sobre a antiguidade e a função funerária destes monumentos.
A morte das Florestas
"Muito sábios", mas também "Homens do Bosque", “Homens da
Árvore", "Homens do Carvalho", sem dúvida foram os Druidas.
Todos os testemunhos concordam neste aspecto: poetas,
geógrafos, historiadores associaram os Druidas às florestas.
Por este motivo a conquista da Gália se duplicou numa guerra
contra as árvores; e César "foi o primeiro a ousar pegar num
machado, brandi-lo e rachar com ferro um Carvalho perdido
nas nuvens", refere Lucano.
A desarborização intensiva da Gália pelos romanos contribuiu
tão eficazmente para o desaparecimento dos Druidas e Celtas.
Quando S. Patrício, em meados do século
V, veio especialmente a Glastonbury com o
intuito de cristianizar definitivamente o
lugar Celta sagrado, começou por mandar
abater com machado e alvião todas as
árvores que cobriam a célebre colina do
Tor.
Lutar contra as árvores era ainda nesta
época uma forma de combater o Druidismo e a Cultura Celta.
Nas clareiras, no coração das profundas florestas, protegidas pela penumbra das
criptas vegetais, os Druidas transmitiam pacientemente aos seus discípulos a sua
sabedoria imemorial: estes afirmavam conhecer a grandeza e a forma da Terra e
do mundo, os movimentos do Céu e dos astros, bem como a vontade dos Deuses. E
durante muito tempo, seja numa gruta, seja nos pequenos vales arborizados
afastados, ensinavam ao seu povo uma doutrina secreta.
Na sua célebre descrição da apanha do visco pelos Druidas, Plínio, o Velho afirma
que a cerimônia se realizava ao sexto dia da Lua, "que assinala entre eles o começo
dos meses, dos anos e dos séculos que duraram 30 anos”. Os Brâmanes chamavam
ao sexto dia da Lua Mahatithi, o Grande Dia.
Os Druidas, seus homólogos, consideravam este mesmo dia como particularmente
sagrado e dotado de uma força considerável. A revolução sideral da Lua é de 27
dias, 7h e 43 minutos. É o tempo que o astro leva a voltar a uma mesma posição
no céu em relação às estrelas.
Um século de 30 anos dos Druidas contém 401 meses de revolução sideral. É por
isso que, por exemplo, nos romances da Távola Redonda, inspirados na tradição
Celta, os Cavaleiros Guardiões do Graal são 400, número a que se vem juntar a
figura do Rei.
A Lua e o planeta Saturno têm um parentesco curioso: no dia, a Lua decorre sobre
a elíptica a mesma distância que Saturno no ano. Sem nos perdermos em
pormenores, digamos que 30 dias da Lua equivalem a 30 anos de Saturno.
De acordo com um texto de Plutarco, de facie in orbe lunae, foi possível deduzir
que o século de 30 anos dos Druidas começava quando o planeta Saturno,
Nyctouros, entrava no ciclo do touro, ou seja, quando todos os 30 anos, nesta
época, Saturno e a Lua no seu sexto dia se viam em conjunção com a pequena
constelação das Plêiades, a noite da festa de Samhain.
Mas se os séculos de 30 anos eram calculados em função do ciclo de Saturno e da
revolução sideral da Lua, o calendário de todos os dias, como o encontrado em
Coligny, em contrapartida, baseava-se na revolução sinódica, quer dizer, nos
intervalos de tempo que separa duas fases idênticas do astro, ou seja, 29 dias 12h0
e 44minutos.
Um período de 5 anos chamava-se LUSTRE. Um ciclo druídico completo tinha 6
LUSTRES ou 30 anos. Uma era druídica tinha 630 anos ou 126 lustres.
A diferença entre revolução sideral e a revolução sinódica deve-se ao movimento da
Terra. Existem 50 meses de revolução sinódica da Lua em quatro anos, e 150 em
12 anos. O número 50 e 150 (ou três vezes 50) surgem constantemente nas
narrativas da cultura Celta, em particular na Tradição Irlandesa.
Com os romances da Távola Redonda, é a corte do Rei Artur que recorda este
sistema; com efeito, segundo os poetas, os cavaleiros reúnem-se aí quer em
número 12 quer de 50 ou ainda de 150. Assim, a corte do mundo sensível do Rei
Artur opõe-se ao reino espiritual do Graal.
Plutarco, no texto já citado, conta que os habitantes das ilhas dispersas em redor
da Grã-Bretanha, afirmam que Saturno é mantido prisioneiro pelo seu filho Júpiter
na ilha nórdica de Ogígia. O planeta Júpiter percorre a elíptica em 12 anos, ou seja,
150 meses de revolução sinódica da Lua. A história Celta referida por Plutarco
desvenda talvez apenas uma oposição entre dois modos de contar tempo.
Os Druidas não ensinaram uma religião, mas uma metafísica da Natureza. A sua
Confraria reuniu a aristocracia do saber e da filosofia. Guias espirituais eram
também cientistas, físicos, astrônomos...
Um dos fatos mais interessantes na cultura celta era a afinidade com a natureza, os
celtas realizavam a contagem dos dias através do nascer e do por do sol. Levandoos
a contarem as noites e não os dias, criando assim uma ligação perfeita entre o
céu e a terra, entre o sol e a lua.
Assim o dia começa quando o sol se põe; ao contrário do que “vivenciamos”
atualmente. O dia se inicia com a Lua, com a Deusa mostrando que é hora de
trabalhar o mistério, o oculto, o morrer.
Ao amanhecer, o Deus vem fecundar e nutrir a Deusa, para que mais um dia possa
ser gerado. Aceitar, entender esta prática sem fazer qualquer ligação com
feitiçarias, para alguns é muito difícil, mas, para os Sacerdotes dos Celtas – Os
Druidas – e para a cultura celta em geral, estes ensinamentos são de imensa
profundidade.
Os druidas deram a cada um dos meses do ano o nome de uma das suas árvores
sagradas; assim como fizeram com o alfabeto ogham. Cada letra deste alfabeto era
representada por uma árvore, que, por sua vez, representava um período do ano. A
este período demos o nome de mês; isto para fazermos um paralelo entre as duas
culturas.
Ogham Chart
Ogham Letra
Latina
Nome em
IrAr.
Nome em
IrMod Nome em Português
B Beithe (beth)
Beith
Betúla (Vidoeiro)
L Luis Luis
Sorveira
F Fearn Fearn
Amieiro
S Sail Sail
Salgueiro
N Nin Nion
Freixo
H Uath (Huath) Uath Pilriteiru (Espinheiroalvar)
D Dur (Duir) Dair
Carvalho
T Tinne Tinne
Azevinho
C Coll Coll
Aveleira
Q Quert Ceirt
Macieira
M Muin Muin Vinha (silva, amoreirosilvestre)
G Gort Gort
Hera
nG Getal
(nGetal)
nGéadal giesta-das-vassouras
(Cytisus scoparius)
Str Straif Straif
Espinheiro-negro
R Ruis Ruis
Sabugueiro
A Ailm Ailm
Abeto-Prateado
O Onn Onn
Tojo
U Úr Úr
Urze
E Edad Eadhadh Álamo-Branco (Faia-
Negra)
I Ida Iodhadh
Teixo
EA Ebad Éabhadh Álamo-Branco (Faia-
Negra)
OI Oir Ór evônimo (genero
Euonymus)
UI Uilleann Uilleann
Madressilva
IO Ifin Ifín
Groselha
AE Emancoll
(Phagos)
Eamhancholl
Hamamélis
O Horóscopo Celta Lunar não foi desenvolvido baseado nos movimentos da lua
(como alguns devem estar imaginando), mas sim nos períodos do ano em que suas
árvores sagradas tinham uma maior predominância de suas características e
propriedades.
Desta forma, veja através das linhas que se seguem, qual árvore rege o período do
ano que você nasceu.
A natureza era a companhia do homem primitivo. Ela fornecia abrigo e alimento e, em
retorno, a humanidade a reverenciava. As religiões primitivas louvavam as pedras e
montanhas, os campos e florestas, os rios e oceanos.
A Voz da Floresta é uma ponte mítica entre o mundo dos deuses e o dos homens, entrelaçado
com a veneração que os Celtas tinham pelas árvores. Como uma representação do universo, as
raízes das árvores habitam o solo, o conhecimento profundo da Terra.
E o tronco une as raízes ao céu, trazendo este conhecimento à luz.
MÊS ÁRVORE SÍMBOLO
Dez 24 a Jan 20 Bétula Águia ou Veado
Jan 21 a Fev 17 Sorveira brava Dragão Verde
Fev 18 a Mar 17 Freixo Tridente
Mar 18 a Abr 14 Amieiro Pentáculo
Abr 15 a Mai 12 Salgueiro Serpente
Mai 13 a Jun 09 Espinheiro Cálice
Jun 10 a Jul 07 Carvalho Roda de Ouro
Jul 08 a Ago 04 Azevim Lança em Chamas
Ago 05 a Set 29 Aveleira Salmão
Set 30 a Out 27 Videira Cisne
Out 28 a Nov 23 Hera Borboleta
Nov 24 a Dec 22 Sabugueiro Pedras
Dez 23 Visco Corvo
Para aumentar os poderes de cada uma dessas árvores seria apropriado que você
tivesse algum objeto feito da madeira da árvore que corresponde ao seu signo. E se
você preferir, tenha o elemento que simboliza a sua árvore para que suas
características e propriedades terapêuticas possam agir sobre você, além de trazer
proteção.
Awen

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

XINXAS para o NATAL

Olá meninas
E não resisti...esta a minha feitiçeira a Ana

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

arvore de natal........

Olá meninas

Chegou a altura da árvore de Natal, e eu desde pequena que adoro este momento....hoje fui buscar a minha, uma criptómeria que nos dão, aqui na Lombega, freguesia em que moro...................e olhem só o que descobri sobre a árvore de natal


A árvore de inverno é um costume essencialmente pagão que já dura à séculos. Dentro da Tradição Celta ao celebrar-se o Yule que marca exatamente o retorno da Deusa que em Samhain era Anciã, retorna como Mãe, trazendo em seu ventre, o Deus, a Criança da Promessa.

Montar e enfeitar uma árvore é uma forma singela de homenagear os elementos e pedir sua proteção. Trata-se de uma representação de todas as árvores sendo honradas por você e sua família. O uso das cores verde, vermelha e dourado e a árvore de natal (o pinheiro era associado à Deusa) são alguns exemplos dos símbolos desta festividade pagã que foram absorvidos pela data Cristã.

Yule

Olá meninas

Gosto disto........................Yule................................Solstício de Inverno 21 de Dezembro

É desta data antiga que se originou o Natal Cristão. Nessa época a Deusa dá à Luz o Deus, que é reverenciado como Criança Prometida. Em Yule é tempo de reencontrarmos nossas esperanças, pedindo para que os Deuses rejuvenesçam nossos corações e nos dêem forças para nos libertarmos das coisas antigas e desgastadas. É hora de descobrirmos a criança dentro de nós e renascermos com sua pureza e alegria. Coloque flores e frutos da época no Altar, Se quiser, pode fazer uma árvore enfeitada, pois essa é a antiga tradição Pagã, onde a árvore era sagrada e os meses do ano tinham nome das árvores. Como é a noite mais longa do ano, onde a Deusa é reverenciada como a Mãe da Criança Prometida ou do Deus Sol, que nasceu para trazer Luz ao Mundo. Da mesma forma, apesar de todas as dificuldades, devemos sempre confiar em nossa própria Luz Interior.

Aine...........a rainha das FADAS

Olá meninas

Sabiam que Aine
é uma deusa primária da Irlanda, soberana da terra e do sol, associada ao Sostício de Verão, que sobreviveu na forma de uma Fada Rainha. Seu nome significa: prazer, alegria, esplendor. Ela é irmã gêmea de Grian, a Rainha dos Elfos e era também considerada um dos aspectos da Deusa Mãe dos celtas Ana, Anu, Danu ou Don. Juntas Grian e Aine, alternavam-se como Deusas do Sol Crescente e Minguante da Roda do Ano, trocando de lugar a cada solstício.Os pagãos acreditam que na entrada do Solstício de Verão, todos os Povos pequenos vêm a Terra em grande quantidade, pois é um período de equilíbrio entre Luz e Trevas. Se estiver em paz com eles, acredita-se que, ao ficar de pé no centro de um anel-das-fadas é possível vê-los. É um período excelente para fazer amizade com as fadas e outros seres do gênero.Rainha dos reinos encantados e mulher do Lado, ela é a Deusa do amor, da fertilidade e do desejo. É filha de Dannann, e esposa e algumas vezes filha de Manannan Mac Liir, e mãe de Earl Gerald. Como feiticeira poderosa, seus símbolos mágicos são "A égua vermelha", plantações férteis, o gado e o ganso selvagem.Existem duas colinas, perto de Lough Gur, consagradas à Deusa, onde ainda hoje ocorrem ritos em honra a fada Aine. Uma, a três milhas a sudoeste, é chamada Knockaine, em homenagem a esta deusa. Nessa colina possui uma pedra que dá inspiração poética a seus devotos meritórios e a loucura à aqueles que são por Ela rejeitados.Esta é uma Deusa-Fada que segundo a tradição celta ajudava os viajantes perdidos nos bosques irlandeses. Diziam que para chamá-la bastava bater três vezes no tronco de uma árvore com flores brancas. Sempre que se sentir "perdido", faça o mesmo, chame por Aine batendo três vezes no tronco de uma árvore de flores brancas. Ela não vai tardar em ajudar.


Segundo uma, entre tantas lendas, conta-se que estava Aine sentada nas margens do rio Camog, em Lough Gur, penteando seus longos cabelos loiros, quando Gerold, o Conde de Desmond, a viu e fortemente atraído por ela, roubou-lhe o manto. Só o devolveu quando ela concordou em casar-se com ele. Desta união nasceu Earl Gerald, "O Mago". Após o nascimento do menino, impuseram ao Conde Desmond, um tabu que lhe negava expressar surpresa a qualquer coisa que o filho fizesse. Entretanto, quebrou tal tabu, exclamando alto quando viu o filho entrando e saindo de um frasco.Gerald imediatamente transformou-se em um ganso selvagem e voou alto pelo rio Lough, em direção à ilha Garrod, encontrando repouso em seu castelo encantado. Raivosa com seu marido, pois ele tinha desrespeitado as regras estabelecidas, Aine dirigiu-se para colina de Knockaine, transformando-se em um cisne. Dizem que é lá que ainda reside em seu Castelo de Fadas. Já Gerald, vive abaixo das águas de um lago e acredita-se que um dia voltará para expulsar estrangeiros mal feitores da Irlanda. Outros dizem que de sete em sete anos ele emerge das águas como um fantasma montado em um cavalo branco.Há lendas que contam que Aine tinha o poder de se transformar tanto em um cisne branco quanto em uma égua vermelha de nome Lair Derg, e que ninguém conseguia alcançá-la. Acreditava-se também, que na noite do Solstício de Verão, moças virgens, que pernoitassem na colina de Knocknaine, poderiam ver a Rainha das Fadas com toda a sua comitiva. O mundo das fadas só se tornava visível pelos portais mágicos, chamados anéis de fada, que eram indicados pela própria Aine.

energias

Olá meninas
Apeteçeu-me ...................aos 4 elementos......................



"Vem a mim, Ar, na tua frescura e pureza. Concede ao meu raciocínio agudeza. Aumenta a minha criatividade. Torna positiva toda a minha actividade.


Vem a mim, Água, fluida e em liberdade.Traz-me compaixão, amor e bondade. Dá-me brandura e compreensão. E ajuda-me a enfrentar os problemas sem tensão.


Vem a mim, Fogo, tão quente e brilhante. Ilumina o meu caminho pela vida, doravante. Ajuda-me a viver e a amar com energia nova, e a defender a verdade quando me puserem à prova.


Vem a mim, Terra, tão fértil e rica. Peço-te a serenidade e a minha alegria multiplica. Empresta-me a tua ética e a tua estabilidade, para que eu possa ajudar os outros com vontade."

XINXAS para o NATAL

Olá meninas
E mais uma Xinxa....a Xinxa Francesca, não resisti e coloquei uma goleira e umas caneleiras...ficou deliciosa....